Tinea capitis

Doenças Capilares

Trata-se da dermatofitose mais comum em crianças, acometendo o couro cabeludo e os cabelos, provocando descamação e alopecia em placa.


Geralmente, afeta crianças entre 2 e 10 anos, raramente afetando lactentes e adolescentes. Os agentes mais frequentemente envolvidos são os dermatófitos das espécies Microsporum e Trychophyton.


O quadro clínico inicial mostra quebra de cabelos e alopecia parcial. No caso de inflamação, pode haver a presença de pústulas, supuração e formação de kerion (abaulamento doloroso, infiltrado e endurecido), que denota intensa sensibilização do indivíduo à presença do fungo.


O diagnóstico diferencial das Tinea capitis inclui, principalmente, dermatite seborreica, tricotilomania, alopecia areata, foliculite e impetigo.


O exame dos fios de cabelo sob microscópio, após tratamento com hidróxido de potássio, revela a presença de esporos fora da haste. A realização de cultura para pesquisa do agente etiológico é recomendada tanto para a definição do tratamento quanto para o acompanhamento e o critério de cura.

O que é

Lesões escamosas no couro cabeludo, que podem ser vermelhas, inflamadas e ter formato de anel.

Sintomas

Queda de cabelo em áreas afetadas, resultando em áreas calvas ou rarefação capilar.

Coceira intensa no couro cabeludo.

Inchaço e sensibilidade do couro cabeludo.

Escamas brancas, cinzentas ou amareladas na pele do couro cabeludo.

Podem ocorrer ínguas (linfonodos aumentados) na área afetada.

Pode haver presença de crostas ou pus nas lesões em casos mais graves e os cabelos podem tornar-se quebradiços e frágeis.

O principal objetivo do tratamento é o de reverter e/ou estabilizar o processo de miniaturização. E, é baseado no uso em estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e em bloqueadores hormonais. O objetivo do tratamento é estacionar o processo e recuperar parte da perda. Os bloqueadores hormonais são medicamentos via oral; nos homens, a finasterida é a mais usada. Nas mulheres, anticoncepcionais, espironolactona, Ciproterona e a própria finasterida podem ser receitados. Nos casos mais extensos, um transplante capilar pode melhorar o aspecto estético.

Tratamento

Uma variedade de fatores genéticos e ambientais desempenham um papel na causa da alopecia androgenética.As duas principais causas da queda permanente dos cabelos, no entanto, são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva.


As outras são o excesso de oleosidade, típico da dermatite seborreica, a aplicação exagerada de produtos químicos, distúrbios da tireoide, má alimentação, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse.

Causas

Agende sua Consulta por Telemedicina ou Presencial

Conheça a Sanabria

A Sanabria é um centro de referência em tratamentos capilares, oferecendo diversas opções de tratamento para queda de cabelo, calvície e outras condições capilares. Se você está enfrentando problemas capilares e deseja recuperar a saúde e a beleza dos seus cabelos, agende uma consulta na Sanabria e conheça as opções de tratamento disponíveis para você.

Unidade Campo Grande

R. Dr. Eduardo Machado Metelo, 393

Chácara Cachoeira– Campo Grande/MS

Unidade Dourados

R. Izzat Bussuan, 1580 JD. Iatipu – Dourados/MS

Unidade São Paulo

Avenida Paulista 91 Conjuntos 108 e 109 – Bela Vista – São Paulo/SP

Pessoas reais, resultados reais

EXCELENTE

Com base em 248 avaliações

Menu

Transplantes

Tricologia

Contato

Unidade Campo Grande

R. Dr. Eduardo Machado Metelo, 393 Chácara Cachoeira – Campo Grande/MS

Unidade Dourados

Rua Izzat Bussuan, 1580 – Jardim Itaipu – Dourados/MS Dourados/MS

Unidade São Paulo

Avenida Paulista 91 Conjuntos 108 e 109 – Bela Vista – São Paulo/SP

Clínica Sanabria – CRM/MS 1684

Diretor Técnico: Dr. Baltazar Sanabria

CRM/MS 6751 | RQE 5632

CNPJ 47.926.208/0001-08 – CENTRO DE PESQUISA CAPILAR MS LTDA

Todos os direitos os reservados Clinica Sanabria 2025