Cistos

Doenças Capilares

Os cistos pilares ou triquilemais são comuns, atingindo de 5 a 10% da população. Contêm queratina e se originam da bainha externa do folículo piloso.Cerca de 90% dos cistos pilares ocorrem no couro cabeludo. A tendência para desenvolver cistos pilares pode ser hereditária. O cisto pilar é clinicamente semelhante ao cisto epidermóide, diferindo por sua comunicação com a superfície ser raramente observada e por sua menor frequência, representando 10% dos cistos cutâneos. Os cistos pilares são solitários em 30% dos casos e múltiplos em 70% dos pacientes. Embora biologicamente benigno, pode ser localmente agressivo, tornando-se grande e ulcerado. Toda lesão deve ser submetida à avaliação histológica para determinar o grau de malignidade, sendo atipia e alta taxa mitótica sugestivas de malignidade. A transformação maligna é extremamente rara. Em geral, as lesões têm formato esférico, são móveis, indolores, e podem ter consistência elástica ou de um nódulo endurecido. Cabeça, pescoço e tronco são as regiões mais afetadas. Mesmo sendo praticamente assintomáticos, os cistos podem causar incômodo. Se a cápsula for rompida ou infeccionar, ele pode se tornar doloroso e mais quente que o normal.

O que é

Protuberâncias ou nódulos na pele, geralmente no couro cabeludo.

Sintomas

Sensação de dor ou desconforto na área do cisto.

Vermelhidão ou inflamação ao redor do cisto.

Sensação de pressão ou sensibilidade na área afetada.

Aumento do tamanho do cisto ao longo do tempo.

Secreção de líquido espesso ou pastoso do cisto.

Prurido (coceira) na área do cisto

Cistos devem ser tratados cirurgicamente, em geral mediante procedimentos simples. A depender da localização, tipo e tamanho da lesão, uma incisão com drenagem do conteúdo e cauterização da cápsula são o bastante. Muitos especialistas preferem fazer a remoção completa do cisto para evitar a permanência da cápsula ou de um fragmento dela, o que pode causar recidiva.

Tratamento

A epiderme, ou seja, a superfície da pele, é composta por uma camada de muito fina de células que são, continuamente, eliminadas pelo corpo. A maioria dos cistos epidermoides são formados à medida que, por não se esfoliarem naturalmente, se multiplicam e penetram profundamente na pele. Isso ocorre com mais frequência em regiões onde há glândulas sebáceas maiores e folículos pilosos, como na virilha, costas, pescoço e rosto.

Causas

Agende sua Consulta por Telemedicina ou Presencial

Conheça a Sanabria

A Sanabria é um centro de referência em tratamentos capilares, oferecendo diversas opções de tratamento para queda de cabelo, calvície e outras condições capilares. Se você está enfrentando problemas capilares e deseja recuperar a saúde e a beleza dos seus cabelos, agende uma consulta na Sanabria e conheça as opções de tratamento disponíveis para você.

Unidade Campo Grande

R. Dr. Eduardo Machado Metelo, 393

Chácara Cachoeira– Campo Grande/MS

Unidade Dourados

R. Izzat Bussuan, 1580 JD. Iatipu – Dourados/MS

Unidade São Paulo

Avenida Paulista 91 Conjuntos 108 e 109 – Bela Vista – São Paulo/SP

Pessoas reais, resultados reais

EXCELENTE

Com base em 248 avaliações

Menu

Transplantes

Tricologia

Contato

Unidade Campo Grande

R. Dr. Eduardo Machado Metelo, 393 Chácara Cachoeira – Campo Grande/MS

Unidade Dourados

Rua Izzat Bussuan, 1580 – Jardim Itaipu – Dourados/MS Dourados/MS

Unidade São Paulo

Avenida Paulista 91 Conjuntos 108 e 109 – Bela Vista – São Paulo/SP

Clínica Sanabria – CRM/MS 1684

Diretor Técnico: Dr. Baltazar Sanabria

CRM/MS 6751 | RQE 5632

CNPJ 47.926.208/0001-08 – CENTRO DE PESQUISA CAPILAR MS LTDA

Todos os direitos os reservados Clinica Sanabria 2025